Especialistas acreditam que governo não vai entregar superávit primário de 1,9% do PIB

  • Por Jovem Pan
  • 31/05/2014 08h26

O governo Dilma divulgou a economia de R$ 17 bilhões em abril para pagamento da dívida pública e decepcionou o mercado. Os analistas concluiram que dificilmente o governo que aí está vai  entregar um superávit primário equivalente a 1,9% do pibinho.

Mesmo para alcançar o melhor resultado para abril em três anos, a presidente da República foi obrigada a abrir o estojo de maquiagem. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o economista Fernando Genta mostrou os truques que Dilma usou para disfarçar a feiura da situação.

*Ouça os detalhes no áudio

Outro economista  também duvida que o governo Dilma consiga cumprir a promessa de austeridade feita ao mercado e ao mundo. Luiz Otavio de Souza Leal considerou inevitável algum malabarismo contábil para a presidente mostrar que é econômica, pelo menos no papel.

O superavit primário – despesas inferiores às receitas – é um índice da competência do governo, se não houver maquiagem nas contas. Ele mostra apenas se a operação administrativa vai bem ou vai mal porque não leva em conta os gastos com juros e a nem a correção da dívida pública.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.