Especialistas apontam causas do encolhimento da economia brasileira

  • Por Jovem Pan
  • 30/08/2014 09h30

Com Copa das Copas, inflação elevada e investimento retraído, governo Dilma consegue fazer a economia andar para trás 0,6% no segundo trimestre. O país entrou em recessão técnica também porque as famílias consumiram menos no período, como explicou Rebecca Palis, economista do IBGE.

O ministro da Fazenda enfatizou que o vermelho do primeiro semestre é coisa passageira e não deve se repetir nos próximos meses. Guido Mantega também discordou de Rebecca Pallis e afirmou que os aumentos salariais no Brasil estão sempre acima da inflação.

Mantega culpou o cenário externo, a seca e os dias parados na Copa do Mundo pelo desastre na economia. Mas, o economista Antonio Madeira considera tudo isso desculpa sem força e aposta em mais recessão se Dilma Rousseff continuar no governo.

*Ouça os detalhes no áudio

Outro economista observa que os investimentos se retraíram com as incertezas geradas pela eventual vitória eleitoral do governo que aí está. Pedro Paulo Silveira acredita que vai demorar um pouco para o Brasil retomar a confiança do investidor e tirar a economia do vermelho.

Analista também considera exagerado o chororô do ministro Guido Mantega e lembrou que a crise mundial é para todos os países. Thiago Biscuola acrescentou que o governo Dilma jogou a economia brasileira na lista daquelas com pior administração em todo o mundo.

A Bolsa de Valores de São Paulo desconsiderou o retrato da economia brasileira no segundo trimeste e subiu 1,65% nesta sexta-feira. Os investidores preferiram olhar o futuro que vem das pesquisas eleitorais e apontam para a derrota de Dilma Rousseff no segundo turno das eleições.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.