Especialistas debaterão na Costa Rica sobre governo aberto na América Latina
San José, 15 nov (EFE).- Especialistas de 17 países da América Latina debaterão na próxima semana, na Costa Rica, os desafios e vantagens do governo aberto, no marco de um evento regional no qual também serão trocadas experiências bem-sucedidas, informaram neste sábado os organizadores.
O Encontro Regional da Aliança para o Governo Aberto será realizado em San José nos dias 18 e 19 de novembro, respectivamente, e é organizado pelos governos e sociedade civil da Costa Rica e do México.
Entre os temas que serão analisados se sobressaem a transparência e a abertura de dados como políticas públicas, o estado da elaboração destas políticas, as principais necessidades dos usuários e provedores de dados e casos de êxito e como promovê-los.
Entre os participantes do evento estará a mexicana Lucía Abelenda, representante da Fundação Avina, que exporá na sessão sobre “Dados Abertos”.
“A sessão explorará o estado das políticas de dados abertos na América Latina e exemplos práticos de seu uso, tomando como base o trabalho desenvolvido pelos países e a sociedade civil na região”, explicou a Fundação Avina em comunicado.
Este encontro na Costa Rica faz parte do trabalho da Aliança para o governo Aberto, conformada por 17 países da América, e que pretende avançar na busca de mais transparência, participação cidadã, parceria e prestação de contas na gestão de seus governos.
“O Encontro Regional servirá para reconhecer as boas práticas e reformas bem-sucedidas realizadas, estabelecer alianças, dialogar, construir e discutir sobre os desafios a futuro”, explicou o governo costarriquenho em comunicado.
Espera-se que no evento participem cerca de 300 pessoas dos 17 países da Aliança, entre delegados oficiais, atores da sociedade civil, servidores públicos, membros de organismos internacionais, empresários e acadêmicos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.