Especialistas defendem vinculação de documento do veículo para transferência e recall

  • Por Jovem Pan
  • 23/10/2014 09h39

Especialistas defendem a vinculação do documento do veículo para transferência de propriedade e atendimento de recall das montadoras. O problema ganhou maior repercussão com o acidente de uma mulher de 51 anos atingida por estilhaços do airbag Takata do Honda Civic dela.

O proprietário anterior não atendeu ao recall da montadora e passou o carro para frente sem avisar a compradora do eventual perigo. Mas, o especialista do setor automotivo Fernando Calmon fez as contas e disse que riscos semelhantes são baixos diante da frota mundial de veículos.

*Ouça os detalhes no áudio

O diretor de segurança veicular da Associação de Engenharia Automotiva defendeu aperto na legislação para evitar transferências de carros sem recall. Em entrevista ao repórter Daniel Lian, Marcos Vinicius Aguiar avaliou a necessidade de rigor sobre aqueles convocados e que não passam pelo reparo.

O consultor do setor automotivo Paulo Garbossa indicou que a falta da correção do problema constatado pelo fabricante gera riscos aos passageiros. Nem sempre a comunicação de um recall é eficiente e chega ao proprietário, por isso a necessidade da vinculação aos documentos de transferência.

Os especialistas lamentaram a dificuldade imposta para que as montadoras tenham acesso aos reais proprietários de veículos vendidos. Eles insistem na defesa de vinculação do recall aos documentos do veículo para segurança dos motoristas.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.