Especialistas discordam de Mantega e acreditam que crise argentina já afeta o Brasil
O ministro da Fazenda afirmou que a crise na Argentina não terá impacto no Brasil e foi contestado por quem entende de comércio exterior. Guido Mantega negou que os argentinos estejam aplicando um calote nos fundos abutres e previu dificuldades para a reestruturação de dívidas.
O presidente do Conselho de Comércio Exterior da Fiesp discordou do ministro e disse que o efeito da crise argentina chegou ao Brasil faz tempo. O embaixador Rubens Barbosa citou o exemplo do setor automobilístico para mostrar o prejuízo causado pelas dificuldades cambiais dos portenhos.
*Ouça os detalhes no áudio
No primeiro semestre deste ano, as exportações brasileiras para a Argentina, que tinham caído 20% em 2013, baixaram mais 18% e tendem a nova queda. E o economista José Francisco de Lima Gonçalves enfatizou que a situação das contas externas no governo Dilma, que estava ruim, vai piorar ainda mais.
Os especialistas assinalaram que o calote argentino nos fundos abutres vai arranhar de vez a imagem do Mercosul na comunidade internacional. A aliança comercial perdeu pontos quando aceitou o ingresso da Venezuela e foi mais afetada ainda ao permitir a entrada da Bolívia nesse grupo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.