Especialistas explicam cuidados para evitar acidente com idosos
O envelhecimento da população brasileira exige melhor prestação de serviços e cuidados especiais na disposição dos móveis e na decoração das residências. As ações tentam garantir a independência e a longevidade dos idosos e prevenir os acidentes domésticos.
A Organização Mundial de Saúde adverte que 90% das fraturas ósseas da terceira idade são provocadas por tombos em casa. O consultor da Jovem Pan, Maurício Wanjgarten, lembrou que depois dos 60 anos os ossos estão mais fracos e os efeitos negativos da queda são maiores.
*Ouça os detalhes no áudio
A coordenadora do curso de Gerontologia da USP, Rosa Chubassi, lembrou que nesta faixa etária a visão também pode não ter a mesma efetividade e o mesmo alcance. Ela defendeu ações preventivas e o uso de equipamentos especiais em áreas de superfície lisa como a cozinha e o banheiro.
Mesmo com as recomendações, parte dos brasileiros insiste em manter os hábitos antigos e em acreditar que aquilo não vai acontecer com ele. A repórter Renata Perobelli constatou isso ao conversar com jovens senhoras e senhores na capital paulista.
Os especialistas projetam que em um ano, um em cada três idosos vai sofrer uma queda e 30% deles terá uma lesão importante como consequência. Outro alerta vem do Centro Internacional de Longevidade, com a tendência dos brasileiros envelhecerem rapidamente, mas com cada vez menos dinheiro.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.