Especialistas explicam por que indústria brasileira patina
A produção industrial de janeiro cresceu 2,9% sobre dezembro e caiu 2,4% em relação ao mesmo período de 2013, revela pesquisa do IBGE. Os especialistas assinalaram que o setor tende a resultado pior do que o pibinho do governo e fechar 2014 com número muito baixo.
O economista Sérgio Valle disse que a indústria automobilística brasileira tende a patinar neste ano nas dificuldades causadas por dois governos do Mercosul. Falando a Denise Campos de Toledo, Valle culpou os tributos na gestão de Dilma Rousseff e a crise na Argentina de Cristina Kirchner.
*Ouça os detalhes no áudio
O economista Rogério Cesar de Souza reconheceu que a indústria nacional começou a afundar no governo Lula e continuou submersa ao longo da gestão de Dilma. Ele apontou dois indicadores capazes de demonstrar as dificuldades que o setor manufatureiro encontra para sobreviver.
Souza enfatizou que dez anos de valorização do real em relação ao dólar abriu o país para a produção importada. O economista salientou que além da desvantagem cambial, o produto brasileiro é altamente tributado e enfrenta logística muito deteriorada.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.