Especialistas explicam realidade de pessoa com deficiência no mercado de trabalho

  • Por Jovem Pan
  • 11/11/2014 08h03

“Obrigação de contratar e não olhar o nível de competência”, este é o discurso de 81% dos empresários na hora de recrutar profissional com deficiência. A pesquisa realizada pela ABRH Nacional apontou que apenas 4% acreditam no potencial do contratado e outros 12% empregam independente da cota.    

Segundo a diretora de Diversidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos, muitas empresas alegam falta de qualificação dos profissionais. Jorgete Lemos apontou a realidade das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e disse que as empresas já começam a demonstrar preocupação.

*Ouça os detalhes no áudio

A lei determina que empresas com 100 funcionários ou mais tenham de 2% a 5% de pessoas portadoras de deficiência em seus cargos. Em entrevista a repórter Cris Santos, a Consultora em RH, Eliane Figueiredo, ressaltou que a unificação da lei, muitas vezes, dificulta a contratação.

No Brasil, existem mais de 358 mil deficientes contratados até setembro de 2014, segundo dados do Caged e do Ministério do Trabalho. De acordo com informações do IBGE de 2010, no país, há cerca de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.