Especialistas explicam realidade de pessoa com deficiência no mercado de trabalho

  • Por Jovem Pan
  • 11/11/2014 08h03
  • BlueSky

“Obrigação de contratar e não olhar o nível de competência”, este é o discurso de 81% dos empresários na hora de recrutar profissional com deficiência. A pesquisa realizada pela ABRH Nacional apontou que apenas 4% acreditam no potencial do contratado e outros 12% empregam independente da cota.    

Segundo a diretora de Diversidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos, muitas empresas alegam falta de qualificação dos profissionais. Jorgete Lemos apontou a realidade das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e disse que as empresas já começam a demonstrar preocupação.

*Ouça os detalhes no áudio

A lei determina que empresas com 100 funcionários ou mais tenham de 2% a 5% de pessoas portadoras de deficiência em seus cargos. Em entrevista a repórter Cris Santos, a Consultora em RH, Eliane Figueiredo, ressaltou que a unificação da lei, muitas vezes, dificulta a contratação.

No Brasil, existem mais de 358 mil deficientes contratados até setembro de 2014, segundo dados do Caged e do Ministério do Trabalho. De acordo com informações do IBGE de 2010, no país, há cerca de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.