Especialistas não acreditam que equipamentos de avião da AirAsia tenham congelado

  • Por Jovem Pan
  • 06/01/2015 09h29

A colisão com blocos de gelo pode ter ocasionado a queda do avião da AirAsia com 162 pessoas a bordo no mar de Java, na Indonésia. A agência de meteorologia do país traz à tona a hipótese de congelamento dos equipamentos da aeronave, mas especialistas acham pouco provável.

O presidente do Fórum Brasileiro para o Desenvolvimento da Aviação Civil, Décio Correia, não acredita nesta possibilidade. Em entrevista a Daniel Lian, o especialista avalia que a tripulação deveria ter  insistido na mudança de rota já que a segurança de voo estava em risco.

*Ouça os detalhes no áudio

A entrada em uma área de mau tempo e o ingresso em uma nuvem colossal carregada podem ter contribuído para o acidente. Esta é a percepção do comandante Rui Torres que também questiona por que o piloto do avião não desviou da tempestade.

Uma força-tarefa multinacional de navios, aviões e helicópteros vasculha o norte do mar de Java e o litoral do sul de Bornéu. O trabalho visa recuperar corpos de vítimas e localizar destroços do voo QZ8501 e a caixa-preta; o último balanço aponta 31 corpos encontrados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.