Especialistas reprovam fim da motofaixa das avenidas Liberdade e Vergueiro em SP
Para implantar ciclovia, CET vai desativar motofaixa no corredor das avenidas Liberdade e Vergueiro, mas medida é reprovada por especialistas. A faixa exclusiva para motos foi criada em 2006 e, além do trecho na região central, foi implantado um outro na Avenida Sumaré.
O trecho da Zona Oeste fechou no ano passado por conta da baixa adesão dos motociclistas. Para o consultor em Engenharia de Tráfego, Luiz Célio Bottura, a ciclovia no corredor Liberdade/Vergueiro, que ainda não tem data, pode gerar acidentes.
*Ouça os detalhes no áudio
O diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego concordou com a criação de uma faixa segregada para bicicletas. Porém, Dirceu Rodrigues Alves diz ao repórter Anderson Costa que não há como eliminar a motofaixa devido à segurança que ela traz aos motociclistas.
Em nota, a CET informa que desativou a motofaixa da Vergueiro para instalar a ciclovia, como parte da meta de criação de 400 quilômetros até 2015. O órgão disse que além da sinalização de solo, foram implantadas placas e as chamadas tartarugas para segregar as bicicletas dos demais veículos.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, a faixa de motos não representou aumento na segurança dos motociclistas. Entre junho de 2010 e março deste ano, ocorreram 358 acidentes com motos no trecho, com 430 feridos e seis mortos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.