Estado Islâmico assume autoria de ataques terroristas em Paris

  • Por Agencia EFE
  • 14/11/2015 09h15
Curiosos tentam observar o que está acontecendo dentro do Bataclan EFE Noite trágica em Paris. Confira as fotos e veja a reação da população durante atentado

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou neste sábado em comunicado divulgado na internet a autoria dos ataques terroristas que deixaram 128 mortos e 192 feridos, segundo confirmação do presidente François Hollande, na noite desta sexta-feira (13)  em Paris.

“Oito irmãos com cinturões explosivos e metralhadoras atacaram alvos selecionados com precisão no coração da capital francesa”, afirma o comunicado divulgado em fóruns jihadistas e redes sociais.

Além disso, o grupo terrorista lançou uma ameaça: “Que saiba a França e os que seguem seu caminho que vão estar à cabeça dos alvos do Estado Islâmico e que o cheiro da morte não vai abandonar seus narizes enquanto liderarem a campanha cruzada” contra os jihadistas na Síria e no Iraque.

O comunicado justificou sua ameaça porque, segundo os jihadistas, os franceses “se atreveram a insultar o profeta (Maomé) e se propuseram a lutar contra o islã na França e a atacar os muçulmanos na terra do califado com seus aviões, que não lhes serviram para nada nas ruas de Paris”.

“Esta batalha é a primeira e é uma advertência para os que queiram aprender com ela”, acrescenta a mensagem.

Entre os alvos atacados, o grupo terrorista destacou o Stade de France, durante um jogo entre “os cruzados” França e Alemanha, no qual estava presente o presidente francês, François Hollande.

Também lembrou a sala de espetáculos Bataclan, “onde se concentraram centenas de apóstatas em um concerto amoral e de desenfreamento”, além de outros alvos que foram atacados de forma simultânea nos distritos X, XI e XVIII da capital francesa.

“Paris tremeu (…) se estreitaram suas ruas e o saldo de vítimas dos ataques foi de pelo menos 200 cruzados mortos e mais feridos, graças a Deus”, acrescenta o comunicado.

Além disso, a organização terrorista declarou que os atacantes ativaram seus cintos de explosivos no meio dos infiéis “depois que ficaram sem munição”.

“Esperamos que Alá os aceite entre os mártires e que nos leve com eles também”, completa o comunicado.

Além disso, o EI qualificou à França de “capital do desenfreamento e do vício e portadora da bandeira da cruz (em referência ao cristianismo) na Europa”.

Pelo menos 128 pessoas morreram e 192 ficaram feridas em vários ataques ontem à noite em Paris, com três explosões nas proximidades do Stade de France, a tomada de reféns no Bataclan e tiroteios em vários restaurantes. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.