Estado Islâmico assume autoria do atentado contra mesquita no Kuwait
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do atentado realizado nesta sexta-feira contra uma mesquita xiita na capital do Kuwait, que deixou vários mortos e feridos.
De acordo com um comunicado divulgado na internet e cuja autenticidade ainda não pôde ser comprovada, o grupo terrorista garante que o ato foi cometido por um suicida que usava um cinto carregado de explosivos.
As autoridades não detalharam o número de vítimas, embora alguns meios de comunicação, como o “Kuwait News”, falem em oito mortos. Por sua vez, o canal “Al Rai”, que cita fontes médicas, eleva o total de vítimas a 12 e o de feridos a 70.
No comunicado, o EI acusa os xiitas de promover o politeísmo e de tentar propagar sua ideologia entre os sunitas, credo muçulmano com o qual se identificam os jihadistas. A nota apresenta o realizador da ação como “Abu Suleiman al Muahid”, mas não fornece mais informações.
O Ministério do Interior condenou o ato e o descreveu como um “crime” e um “atentado” com o qual se pretende “rasgar a união nacional”. O Conselho de Ministros convocou uma reunião urgente para acompanhar a situação e tomar as medidas necessárias.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.