Estado Islâmico assume controle de cidade no oeste do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2015 18h42
  • BlueSky

Bagdá/Mossul, 21 mai (EFE).- O grupo Estado Islâmico (EI) tomou nesta quinta-feira o controle da cidade de Hasiba, ao leste de Ramadi, capital da província de Al Anbar, no oeste do Iraque, de onde as tropas do governo tinham se retirado nos últimos dias.

Uma fonte de segurança de Al Anbar informou à Agência Efe que os soldados fugiram após combates contra os jihadistas e milicianos tribais sunitas. Cinco deles morreram e outros oito ficaram feridos.

Os jihadistas explodiram a casa do xeque da tribo de Al Bufai, Rafea al Fadawi, e a casa do membro do Conselho Provincial de Al Anbar, Ibtisam Darb, acrescentou a fonte.

No entanto, os militares iraquianos conseguiram conter hoje um ataque dos extremistas contra uma base do Exército no sul da cidade de Faluja, a 50 quilômetros de Badgá. Seis jihadistas morreram na ação, que também destruiu três veículos dos radicais.

Uma força conjunta da Polícia Federal, milicianos xiitas e sunitas libertaram 300 soldados que estavam presos pelos jihadistas há mais de um mês dentro da refinaria de Biji, a 40 quilômetros do norte de Tikrit, capital provincial de Saladino, ao norte de Badgá.

No sul de Mossul, pelo menos 12 jihadistas morreram e outras 17 pessoas, três delas civis, ficaram feridos em um bombardeio da coalizão internacional.

A ocupação de Ramadi pelos jihadistas nesta semana representou um duro gole para o governo iraquiano, que anunciou depois da libertação da província de Saladino, ao norte de Bagdá, que o objetivo seguinte era expulsar os radicais do EI de Al Anbar. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.