Estado Islâmico captura ao menos 90 em vilarejos cristãos na Síria, dizem monitores

  • Por Reuters
  • 24/02/2015 11h45

Militantes do Estado Islâmico capturaram pelo menos 90 pessoas de vilarejos cristãos assírios no nordeste da Síria, disse nesta terça-feira um grupo de monitoramento que rastreia a violência no país.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos, com sede na Grã-Bretanha, disse que os militantes realizaram incursões durante a madrugada em vilarejos rurais habitados por uma minoria cristã, ao oeste de Hasaka, cidade majoritariamente controladas por curdos.

A milícia curda da Síria renovou o ataque aos militantes, lançando duas ofensivas contra eles no nordeste da Síria no domingo, ajudada por ataques aéreos comandados pelos Estados Unidos e por iraquianos peshmergas que atacam territórios do Estado Islâmico a partir de sua parte da fronteira.

Essa área da Síria é estrategicamente importante na luta contra o Estado Islâmico porque faz fronteira com territórios controlados pelo grupo no Iraque, onde, no último ano, o grupo extremista cometeu atrocidades contra a comunidade yazidi.

Tel Tamr, uma cidade perto dos vilarejos cristãos assírios onde as capturas ocorreram, testemunhou confrontos pesados entre guerrilheiros do Estado Islâmico e a milícia curda YPG, disse o Observatório.

(Reportagem de Suleiman Al-Khalidi)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.