Estado Islâmico decapita responsável por antiguidades de Palmira

  • Por Agencia EFE
  • 18/08/2015 21h19

Beirute, 18 ago (EFE).- O Estado Islâmico (EI) decapitou nesta terça-feira o diretor-geral de Antiguidades e Museus de Palmira, Khaled al Assad, em uma praça pública da cidade, na região central da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os jihadistas assassinaram o arqueólogo depois do entardecer e diante de uma multidão. Assad foi degolado com uma faca após passar um mês em cativeiro nas mãos dos extremistas.

O EI tomou o controle de Palmira no dia 20 de maio. Situada ao leste da província de Homs, a cidade possui ruínas greco-romanas que são consideradas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A parte antiga de Palmira tem sido nos últimos meses palco de assassinatos dos radicais. Em um deles, um grupo de adolescentes recrutados pelo EI fuzilou 25 soldados do governo do presidente Bashar al Assad capturados pelos jihadistas.

Palmira foi nos séculos I e II d.C. um dos centros culturais mais importantes do mundo antigo e ponto de encontro das caravanas na Rota da Seda, que atravessavam o árido deserto do centro da Síria.

Antes do início do conflito, em março de 2011, as ruínas da cidade eram uma das principais atrações turísticas da região. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.