Estado Islâmico divulga foto de piloto jordaniano em cativeiro
Beirute, 30 dez (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) publicou nesta terça-feira, na última edição da revista “Daqib”, uma foto do piloto jordaniano Muaz Kasasbeh em cativeiro depois de capturá-lo na semana passada.
Na imagem, Kasasbeh aparece vestido com um macacão laranja, similar ao usado por outros sequestrados pelos radicais, diante de um fundo de cor negra.
A fotografia acompanha um artigo propagandístico da revista em forma de entrevista com o jordaniano, com o título de “A captura de um piloto cruzado”.
O avião de Kasasbeh caiu no último dia 24 de dezembro na província síria de Al Raqqah, quando participava dos bombardeios da coalizão internacional contra o EI.
Os extremistas disseram que tinham derrubado a aeronave, o que foi desmentido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que afirmou que a queda foi um acidente.
Na suposta entrevista de Kasasbeh, o EI oferece detalhes para defender sua versão de que o avião foi abatido pelas baterias antiaéreas dos radicais.
O piloto também é perguntado sobre como funciona a operação da coalizão internacional contra o grupo jihadista e sobre os países participantes.
A suposta entrevista acaba com uma pergunta sobre o destino do piloto nas mãos do EI. Kasasbeh responde: “Sim, eles me matarão”.
A matéria é acompanhada, além disso, de outras fotografias do prisioneiro no momento da captura. Em uma delas, o piloto é mostrado junto a outros soldados cumprimentando o rei Abdullah da Jordânia.
O EI proclamou um califado no Iraque e na Síria no final de julho deste ano. Desde então, publica a revista “Daqib” na internet, veículo usado para expor sua ideologia e relatar os eventos no campo de batalha. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.