Estado Islâmico mata pelo menos 145 civis em cidade síria

  • Por Reuters
  • 26/06/2015 14h28
Syrian Kurds from Kobani walk to the border fences as seen from the Turkish border town of Suruc in Sanliurfa province, Turkey, June 26, 2015. Islamic State fighters killed at least 145 civilians in an attack on the Syrian town of Kobani and a nearby village, in what a monitoring group described on Friday as the second worst massacre carried out by the hardline group in Syria. Fighting between the Kurdish YPG militia and Islamic State fighters who infiltrated the town at the Turkish border on Thursday continued into a second day, the Syrian Observatory for Human Rights monitoring group and a Kurdish official said. REUTERS/Murad Sezer REUTERS/Murad Sezer Sírios curdos na fronteira com a Turquia nesta sexta

Combatentes do Estado Islâmico mataram pelo menos 145 civis em um ataque à cidade síria de Kobani e a um vilarejo próximo, no que um grupo de monitoramento descreveu nesta sexta-feira como o segundo pior massacre levado a cabo pelo grupo radical na Síria.

Os combates entre as Unidades de Proteção Popular curdas (YPG, na sigla em curdo) e os militantes do Estado Islâmico, que se infiltraram na cidade pela fronteira turca na quinta-feira, entraram em seu segundo dia, disseram o Observatório Sírio para os Direitos Humanos e uma autoridade curda.

Segundo relatos, um atentado separado do Estado Islâmico a áreas sob controle do governo na cidade de Hasaka, no nordeste sírio, teria forçado 60 mil pessoas a abandonarem suas casas, afirmou a Organização das Nações Unidas (ONU), alertando que até 200 mil pessoas podem ter que fugir em algum momento.

O Estado Islâmico tem um histórico de assassinatos em massa de civis nos territórios que capturou no Iraque e na Síria, onde proclamou um califado para governar todos os muçulmanos de acordo com uma visão extremista do islamismo.

O ataque a Kobani, predominantemente curda, e ao vilarejo de Brakh Bootan marcaram o segundo maior massacre de civis realizado pelo Estado Islâmico na Síria desde que a facção matou centenas de membros da tribo sunita sheitaat no ano passado, declarou Rami Abdulrahman, líder do Observatório Sírio.

Ele disse que 146 civis foram mortos. Autoridades curdas declararam que pelo menos 145 pessoas morreram.

(Por Sylvia Westall – Reportagem adicional de Tom Perry)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.