Estado Islâmico retoma áreas perdidas para o governo na Síria

  • Por Estadão Conteúdo
  • 21/06/2016 13h13

Militantes do Estado Islâmico ocupam a cidade síria de Palmira desde 20 de maio

EFE Palmira Síria Estado Islâmico

O grupo extremista Estado Islâmico retomou grandes porções de áreas no norte da província síria de Raqqa e que haviam sido tomadas pelas tropas do governo, relatou, nesta terça-feira (21), o grupo britânico Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a ONG, forças de Damasco perderam todo o terreno conquistado na província desde o início da ofensiva, em 2 de junho passado.

Há cerca de três semanas, tropas sírias estão na ofensiva e chegaram há aproximadamente 7 quilômetros da base aérea de Tabqa, próxima à cidade considerada a capital de fato do auto-declarado califado do Estado Islâmico. O Observatório agora pontua que a contraofensiva dos extremistas apagou todos esses ganhos.

Nas últimas semanas, o grupo extremista é pressionado por ofensivas no Iraque, na Siri e na Líbia, mas os ganhos em Raqqa mostram que a milícia terrorista ainda tem capacidade de lidar com essas adversidades. Uma das armas usadas pelo grupo é o uso massivo de homens-bomba para romper as linhas inimigas.

A agência de notícias ligada ao Estado Islâmico, Aamaq, publicou um vídeo mostrando extremistas tomando o complexo petrolífero de Thawra. O campo foi conqusitado pelas forças nacionais da Síria, no domingo passado (19), acabando, contudo, por ser perdido horas depois.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.