Estado Islâmico toma o controle de vários poços de petróleo no leste da Síria

  • Por Agencia EFE
  • 15/07/2014 08h37

Beirute, 15 jul (EFE).- O grupo radical Estado Islâmico (EI) tomou nesta terça-feira o controle de vários poços de petróleo, que estavam nas mãos de milicianos tribais, na província síria de Deir ez Zor, fronteiriça com o Iraque, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a ONG, os combatentes tribais entregaram aos jihadistas o controle dos poços, localizados no deserto de Sueidan e próximos ao campo de petróleo de Al Omar, o maior da Síria.

O EI ficou com o controle da jazida de Al Omar em 3 de julho após a retirada dos membros do grupo rival, a Frente al Nusra, que o controlava.

Enquanto, na cidade de Deir ez Zor, capital da província, as tropas governamentais bombardearam a madrugada passada diferentes bairros, sem que tenham se registrado vítimas.

A cidade está atualmente dividida em distritos sob controle do regime e outros em poder do EI, que ontem tomou as zonas que anteriormente ocupava a Frente al Nusra, cujos combatentes se recuaram.

Após a entrada do EI em Deir ez Zor, esta organização extremista controla mais de 95% da província, segundo o Observatório.

No dia 29 de junho o EI proclamou um “califado islâmico” no Iraque e na Síria após avançar nos dois territórios. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.