Estado quer acelerar produção da vacina contra a dengue por meio de parceria

  • Por Jovem Pan
  • 17/08/2015 15h08

Tenda de combate à dengue. "Nas tendas Nilton Cardin/Folhapress Tenda de combate à dengue em São José dos Campos

A Secretaria Estadual de Saúde poderá recorrer ao modelo de parceria pública privada (PPP) para agilizar processo de criação da vacina contra a dengue.

O medicamento está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantã, que recebeu autorização da Comissão Técnica de Biossegurança para iniciar a fase 3 de testes. Esta é a última etapa antes do produto ser submetido à análise das agências reguladoras para ser utilizado pela população.

O secretário estadual de Saúde, David Uip, disse em entrevista exclusiva ao repórter Anderson Costa que a PPP poderá agilizar a produção da vacina.

“Nós já estamos discutindo como produzir essa vacina. O governo está avaliando qual vai ser a melhor estratégia: se nós vamos ter parceiros da indústria, privados, ou se nós vamos fazer a vacina”, explicou.

“A minha proposta é que não (façamos a vacina). Minha proposta é ter parceiros privados. Estou discutindo com o governador qual será a melhor estratégia. Se for essa, de ter um parceiro privado, vamos fazer um chamamento público”, afirmou.

“A ideia é já ter na fase três o parceiro privado, obviamente licitado”, pretendo o secretário. “Isso é importante porque você encurta o tempo”, disse.

Na semana passada, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que acredita que a vacina deve chegar a população somente em 2018.

O secretário David Uip disse que está mais otimista em relação a este prazo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.