Estados reduzem investimentos em até 46% após cortes no Orçamento

  • Por Jovem Pan
  • 15/06/2015 15h56
Reprodução FOTO: Reprodução Firjan estima que o PIB do Rio de Janeiro pode crescer 2,5% em 2022

Em ano de cortes no Orçamento, Estados reduzem investimentos em até 46% inviabilizando novos projetos e atrasando pagamentos a servidores. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, apenas três Estados, Bahia, Pará e Rio Grande do Norte aumentaram o aporte de recursos em 2015.

Em alguns casos, o aperto chegou a quase 100%, como em Minas Gerais, Mato Grosso e no Distrito Federal. Em São Paulo, o corte foi de 25,9%, passando de R$ 1,894 bilhão em 2014 para R$ 1,4 bilhão em 2015.

Segundo o secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Renato Villela, o motivo desta redução quase 25% é “reflexo da execução orçamentária no primeiro quadrimestre”.

Por conta de redução de receita derivada da crise econômica, estão sendo executadas apenas aquelas despesas que são fundamentais para a continuidade do serviço público e para continuar no programa de investimento”.

O secretário afirmou ainda que nenhum programa foi cancelado ou interrompido devido aos cortes de investimentos. “Estamos verificando o andamento o andamento dos projetos, reduzir um pouco os ritmos por questões, alguns casos, de problemas com empresas ou demoras em desapropriações, que fazem com que os investimentos acabem se atrasando”, explicou.

Ele ainda acrescentou que não houve nenhum corte específico. “Fizemos um contingenciamento focado no custeio, mas ainda não estamos cortando nenhum projeto especificamente”.

*Ouça a entrevista completa no áudio acima

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.