Estados Unidos ajudarão por via aérea em retomada de Tikrit, no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 25/03/2015 19h34

Washington, 25 mar (EFE).- Os Estados Unidos contribuirão com apoio aéreo à tomada da cidade de Tikrit, no Iraque, que está nas mãos dos jihadistas do Estado Islâmico (EI), uma operação que parou após os avanços da semana passada.

O porta-voz adjunto do Pentágono, coronel Steve Warren, “o governo do Iraque pedirá o apoio da coalizão em Tikrit e nas operações que estão em andamento”.

Segundo fontes consultadas pelo jornal “Washington Post”, os bombardeios aéreos já começaram em Tikrit, embora os americanos mantenham a cautela pela presença de assessores militares iranianos nesse front.

A coalizão liderada pelos Estados Unidos apoiará os soldados das Forças Armadas iraquianas, que junto com o suporte de milícias xiitas treinadas pelo Irã e de tribos sunitas opostas ao EI, tentam finalmente controlar a cidade, que fica as margens do Tigre.

No entanto, os Estados Unidos negaram insistentemente coordenar ou dar apoio a milícias que se articulam com o Irã e reiterou que a assistência militar se limita ao exército iraquiano, composto em sua maioria por xiitas.

Apesar de tudo, a ofensiva sobre Tikrit foi liderada por 20 mil milicianos xiitas treinados e equipados pelo Irã, e inclusive fontes locais garantiram que respondem às ordens do general iraniano Qasem Suleimani, chefe da Brigada Al Quds.

A tomada de Tikrit, no coração do Iraque sunita, é fundamental para a coalização e o exército iraquiano avançar rumo a Mossul, a segunda cidade do país e desde junho controlada pelos jihadistas do Estado Islâmico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.