Estados Unidos condenam ataque contra embaixada da Rússia em Kiev
Washington, 14 jun (EFE).- Os Estados Unidos condenaram neste sábado o ataque à embaixada russa em Kiev e pediu às autoridades ucranianas que cumpram com sua obrigação de dar segurança “adequada” a qualquer sede diplomática.
“Os Estados Unidos condenam o ataque à embaixada russa em Kiev e pede às autoridades ucranianas que cumpram com suas obrigações da Convenção de Viena para proporcionar uma segurança adequada”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.
A Convenção de Viena de 1961 governa as relações diplomáticas e recolhe a obrigação internacional de proteger as delegações diplomáticas e outras organizações internacionais.
Cerca de 200 manifestantes bloqueiam os acessos à embaixada russa em Kiev beste sábado, em protesto pelo apoio de Moscou aos separatistas do sudeste da Ucrânia, que mataram nas últimas horas 54 soldados ucranianos.
Os manifestantes tombaram os veículos diplomáticos estacionados em frente ao local, lançaram ovos e conseguiram despendurar a bandeira russa, perante a passividade das forças antidistúrbios que se encontravam nas imediações.
Os combates no sudeste da Ucrânia se recrudesceram nos últimos dias após uma breve trégua em meados da semana, motivado aparentemente pelos esforços diplomáticos para pôr fim ao conflito armado entre as forças governamentais e os separatistas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.