Estados Unidos, França, Itália, Polônia e Noruega fornecerão armas a Kiev
Kiev, 7 set (EFE).- Estados Unidos, França, Itália, Polônia e Noruega, todos membros da Otan, fornecerão armamento moderno para a Ucrânia, revelou neste domingo em seu Facebook Yuri Lutsenko, conselheiro do presidente ucraniano, Petro Poroshenko.
“Na cúpula da Otan (realizada no País de Gales) foram alcançados acordos sobre conselheiros militares ocidentais e o fornecimento de armamento moderno por parte dos EUA, França, Itália, Polônia e Noruega”, escreveu Lutsenko.
O próprio Poroshenko, no fim da cúpula da Aliança Atlântica, realizada entre os dias 4 e 5 de setembro em Newport, assegurou em entrevista à emissora britânica “BBC” que alguns membros da Otan prometeram a Kiev fornecer armamento, embora não tenha especificado que países fariam isso.
Os dois lados em confronto no leste da Ucrânia decretaram há dois dias um regime de cessar-fogo, que com exceção de alguns incidentes isolados foi respeitado por todas as partes durante a jornada de ontem.
A trégua é um dos 12 pontos que fazem parte do Protocolo de Minsk, adotado há dois dias com mediação da Rússia e da OSCE, e que prevê além disso o controle internacional do fim das hostilidades e da fronteira russo-ucraniana, a troca de prisioneiros e a abertura de corredores humanitários. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.