Estados Unidos solicitam extradição do diretor Roman Polanski

  • Por Agência EFE
  • 07/01/2015 11h48
Divulgação Ambos foram acusados de abuso e assédio sexual

As autoridades norte-americanas solicitaram à Procuradoria da Polônia a extradição do cineasta Roman Polanski, reclamado pela Justiça desde 1978 por abuso sexual contra uma menor em Los Angeles. O órgão polonês deu andamento nos tramites nesta quarta-feira (7), remetida ao escritório fiscal da Cracóvia.

O diretor é acusado de ter relações sexuais com uma jovem de 13 anos de idade, Samantha Geimer, em 1977. Na época, Polanski se declarou culpado e passou 42 dias na prisão, sendo liberado posteriormente sob pagamento de fiança. 

 

Em 1978, o autor de O Bebê de Rosemary (1968) fugiu dos Estados Unidos antes da audiência para fixar a pena, por temor que o juiz lhe impusesse uma pena severa.  Um tribunal de Los Angeles rejeitou um pedido da defesa legal para fechar definitivamente o caso, em 14 de dezembro de 2014. Com isso, Polanski está impedido de pisar no país de Hollywood

Em outubro do ano passado, as autoridades norte-americanas já tinha requerido a detenção do cineasta de nacionalidade franco-polonesa.  Polanski, que reside na França, tinha chegado a Varsóvia para participar da cerimônia de inauguração do Museu da História Judia. As as autoridades locais desprezassem a necessidade de sua detenção, já que os advogados de Roman Polanski garantiram que o artista estava a disposição à comparecer aos tribunais, caso fosse requerido.

Com 81 anos e ganhador de um Oscar como melhor diretor pelo filme O Pianista (2002), o artista está passando uma temporada na Cracóvia, onde pretende rodar um filme. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.