Estiagem diminui oferta de cana para safra do biênio 2014-2015

  • Por Jovem Pan
  • 24/04/2014 11h02

A estiagem reduz oferta de cana para safra 2014/2015 e  quebra na produtividade pode chegar a 3%. O setor prevê a moagem de 580 milhões de toneladas, ou seja, redução de 17 milhões de toneladas em relação ao ano anterior.

Na bomba, o álcool hidratado não vai subir de preço porque perde em competitividade para a gasolina, sem reajuste real há muito tempo. O diretor da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, explicou a situação de quem lida com a cana no campo e na usina, em entrevista a Renata Perobelli.

*Ouça os detalhes no áudio

A produção de açúcar da região Centro-Sul será de 32 milhões de toneladas, 5,23% a menos do que no ciclo 2013/14. A presidente da Unica, Elizabeth Farina, lamentou a falta de uma política focada no biocombustível.

Diante da maior seca dos últimos tempos, a esperança está ancorada no inverno úmido que está por vir. Luís Antonio Dias Paes, gerente do Centro de Tecnologia Canavieira, avalia os prós e contras do cenário climático.

A Unica – União da Indústria de Cana de Açúcar – estima que a produção de etanol será de quase 26 bilhões de litros, 1,20% acima da safra anterior. Desse total, mais de 14 bilhões de litros serão de álcool hidratado e mais de 11 bilhões de litros de álcool anidro.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.