Estrangeiros podem trazer 350 pragas para o Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 14/06/2014 11h11
agricultura 020712

Vinda de estrangeiros para a Copa do Mundo pode fazer com que 350 pragas que não existem no Brasil ataquem lavouras e animais. Com a chegada de 31 delegações de futebol e milhares de turistas, as autoridades sanitárias estão atentas diante da possibilidade.

O ministro da Agricultura Neri Geller disse que o Brasil está preparado para intensificar a fiscalização sanitária e evitar que pragas se alastrem. Já o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Gustavo Junqueira, afirma que o contingente de fiscais é pequeno para o monitoramento no período.

 “Hoje nós temos um contingente de fiscais agropecuários no Brasil muito pequeno para conseguir regular todas as atividades que nós temos no Brasil, então essa preocupação com a Copa do Mundo no Brasil aumenta. Não só por um maior fluxo de visitantes no Brasil, mas também pelo tempo curto em que isso acontece e pelo fato de os visitantes estarem viajando por todas as regiões do país”

O gerente de Regulamentação Estadual da Associação Nacional de Defesa Vegetal alerta que o Brasil é apto a entradas de pragas exóticas. No entanto, o engenheiro agrônomo Luis Carlos Ribeiro diz que a chegada ao País não quer dizer que elas irão se alastrar: “Elas podem entrar e de repente não encontrar um ambiente ideal e vir a ser extinguir. Quando é lá pela região norte, nós temos a nossa floresta que é um grande aparato de entrada de biológicos de outros países, ainda mais pegando Guiana, Venezuela, que não tem quase defesa sanitária nenhuma”. Ribeiro diz que a situação é preocupante, mas por enquanto é apenas um alerta.

Entre as doenças temidas pelo setor agropecuário, em especial os criadores de suínos, está a diarreia suína. A doença foi confirmada na Colômbia e há suspeitas no Peru e no Chile, países da América Latina. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.