Estudante sul-coreano detido na Coreia do Norte pede fim das hostilidades

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2015 03h41
  • BlueSky

Seul, 26 set (EFE).- O estudante sul-coreano da Universidade de Nova York que está detido há meses na Coreia do Norte pediu a Washington e Seul que mudem sua atitude “hostil” em relação ao governo norte-coreano, durante uma entrevista publicada pela agência estatal de notícias do país comunista, a “KCNA”.

“Peço aos governos de Estados Unidos e Coreia do Sul que acabem com sua atitude hostil em relação à República Popular Democrática da Coreia (o nome oficial da Coreia do Norte)”, disse o jovem sul-coreano que está detido no país desde abril.

Joo Won-moon, de 21 anos, é acusado de ter entrado ilegalmente na Coreia do Norte a fim de tentar contribuir para uma melhora nas relações entre as duas Coreias, conforme ele mesmo declarou em entrevista para uma emissora de televisão americana em maio.

“Espero que minhas palavras e história cheguem a outros ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos e na Coreia do Sul”, assinalou o detido segundo a “KCNA”.

Além disso, Joo disse que o regime norte-coreano o “tratou de forma humanitária” apesar de ser um “criminoso” e permitiu que ele experimentasse pessoalmente a vida no país, o que o fez acreditar que se trata de “uma sociedade centrada no homem onde tudo está em benefício das pessoas”.

As palavras de Joo foram publicadas na sexta-feira pela noite depois que ele ofereceu uma entrevista coletiva para os poucos meios de comunicação internacionais com presença em Pyongyang.

Em julho, o estudante da Universidade de Nova York ofereceu uma entrevista coletiva similar na capital norte-coreana na qual pediu sua libertação e mandou uma mensagem de tranquilidade para sua família.

Outros três sul-coreanos, com entre 50 e 60 anos, permanecem detidos na Coreia do Norte acusados de espionagem.

Dois deles foram condenados à prisão perpétua e o outro a trabalhos forçados para o resto da vida depois que supostamente confessaram seus crimes. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.