ETA diz que em breve contribuirá para fim de violência na Espanha
San Sebastián (Espanha), 7 fev (EFE).- A organização terrorista ETA anunciou nesta sexta-feira que fará “contribuições significativas para alimentar o processo de fim da violência” no País Basco, o que inclui sua disposição em dialogar sobre assuntos que “afetam diretamente” o grupo.
O site “Naiz” adiantou hoje alguns pontos do comunicado que o jornal “Gara” publicará integralmente amanhã no qual o ETA se pronunciaria sobre a situação política no País Basco.
O ETA, autor de 856 assassinatos desde 1960 para reivindicar a independência do País Basco da Espanha, anunciou a cessação definitiva de sua atividade armada em outubro de 2011.
Neste comunicado o ETA garante que fará contato com a chamada Comissão para Impulsionar o Processo de Paz, que surgiu em um fórum social promovido por organizações nacionalistas bascas.
Essa comissão é composta por oito pessoas, entre juristas e jornalistas da Espanha e da França.
O objetivo é tramitar o conteúdo das recomendações do fórum social para impulsionar o processo de paz, entre eles o desarmamento do ETA e o desmantelamento das estruturas militares.
No comunicado o ETA afirma estar disposto a participar das conversas para oferecer seu “ponto de vista e para introduzir na agenda de diálogos as questões que afetam diretamente a organização”.
O grupo destacou que surgiram oportunidades de avanço como a posição dada recentemente pelo coletivo de presos do ETA, que no final de dezembro reconheceu o prejuízo causado por seus atentados e admitiu que os presos podem encontrar soluções individuais em suas ações penais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.