EUA acreditam que Irã não cumpre condições para estar em Genebra 2

  • Por Agencia EFE
  • 20/01/2014 15h07

Washington, 20 jan (EFE).- Os Estados Unidos acreditam que o Irã continua sem cumprir os requisitos necessários para participar de Genebra 2, a conferência de paz para a Síria que começará nesta quarta-feira, disseram nestas segunda-feira altos funcionários do governo em uma conferência telefônica com jornalistas.

O Irã deve respaldar plena e publicamente os objetivos de Genebra 2 e, se isso não acontecer, o convite para que participe desse encontro feito pela ONU deve ser retirado, acrescentaram as fontes sob condição de anonimato.

Segundo o governo americano, as declarações públicas do regime iraniano por causa desse convite estão “muito abaixo” do que se espera de Teerã, um dos principais aliados de Damasco.

O Irã confirmou hoje sua participação “sem pré-condições” em Genebra 2, anunciou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Marzie Afjam.

Os altos funcionários americanos se negaram a especular sobre que acontecerá se o Irã não cumprir as condições para estar em Genebra 2 e o convite não for retirado, mas esclareceram que para Washington a conferência não faz sentido a menos que todos os participantes aceitem seus objetivos.

Para os Estados Unidos é fundamental implementar o comunicado de Genebra 1, que marca como objetivo a formação de um governo provisório para dirigir a transição democrática na Síria, o que pressupõe que o presidente Bashar al Assad deixaria voluntariamente o poder, algo que Teerã não parece disposto a aceitar.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou este domingo o convite ao Irã para que participe da conferência de paz, que começa dia 22 em Montreux (Suíça), junto com outros nove Estados, entre eles o México.

“Como disse repetidamente, acredito firmemente que o Irã deve ser parte da solução para a crise síria”, afirmou Ban em uma declaração à imprensa na sede das Nações Unidas.

Em resposta, a Coalizão Nacional Síria (CNFROS), principal aliança opositora, pediu ao secretário-geral da ONU que retire seu convite ao Irã se o país não cumprir os requisitos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.