EUA afirmam ter abordado tema de direitos humanos em reunião com Cuba
Havana, 22 jan (EFE).- A secretária dos Estados Unidos para a América Latina, Roberta Jacobson, afirmou nesta quinta-feira que o tema dos direitos humanos em Cuba foi abordado por sua delegação na primeira reunião realizada entre ambos países em Havana para normalizar suas relações.
“Fomos muito claros em que vamos seguir trazendo esse tema à mesa, o abordamos hoje, foi parte das conversas (…) e como notou o presidente (americano, Barack Obama), queremos assegurar-nos de abordar estes temas diretamente com o governo cubano”, disse Jacobson, ao ser questionada por jornalistas após sua declaração à imprensa.
A funcionária americana ressaltou que o assunto dos direitos humanos “continua sendo fundamental” para o governo dos Estados Unidos visando à normalização de suas relações com Cuba.
“Sim, temos diferenças sobre o particular, temos diferenças profundas com o governo cubano”, admitiu Jacobson, mas insistindo que o tema foi abordado hoje nas conversas.
No entanto, a diretora para os EUA do Ministério das Relações Exteriores cubano, Josefina Vidal, que liderou hoje a delegação da ilha na reunião, contradisse as declarações de Jacobson e sustentou que o tema dos direitos humanos “ainda não foi abordado nas discussões”.
Ao responder a perguntas de jornalistas, em uma entrevista posterior à de Jacobson, Vidal comentou que a reunião bilateral sustentada na manhã de nesta quinta-feira “foi única e exclusivamente” para o restabelecimento de relações e a abertura de embaixadas.
Vidal acrescentou que na jornada desta tarde as partes tratarão outros assuntos bilaterais, mas não detalhou se essa agenda incluirá o tema dos direitos humanos. EFE
arj/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.