EUA apoiam ideia de Santos de colocar prazos no processo de paz na Colômbia
Washington, 21 abr (EFE).- A secretária-adjunta para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Roberta Jacobson, afirmou nesta terça-feira que seu país respalda a ideia do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, de estabelecer prazos às negociações de paz com as Farc.
Em entrevista à Agência Efe, Jacobson reagiu à afirmação de Santos que é preciso “colocar prazos” ao processo de paz, prejudicado pelo ataque realizado na quarta-feira passada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no sudoeste, onde morreram 11 soldados.
“Se o presidente acredita que essa é a melhor maneira de avançar no processo, estamos apoiando seus esforços”, disse Jacobson.
“Nós estamos apoiando o presidente Santos e seus esforços para a paz e acreditamos, como ele, que é muito importante que todos nesse processo, o governo e as Farc, tenham um sentimento de urgência. E agora especialmente, nesse momento de tensão, após um ataque que foi muito grave (…) é urgente avançar no processo de paz”, acrescentou.
Jacobson se pronunciou assim pouco depois que o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, reconheceu em discurso que os últimos eventos na Colômbia demonstraram que o processo de paz “não é fácil”, em aparente referência ao ataque das Farc no departamento de Cauca.
Perguntada se esses prazos deveriam concluir este ano ou no próximo, Jacobson ressaltou que essa decisão deve ser tomada por Santos.
“Mas o tempo avança e (não há tempo) para alongar o processo muito mais, porque já passamos por dois anos de processo, e não achamos que o povo colombiano tenha muita paciência para esperar muito mais”, concluiu. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.