EUA apoiam novo presidente iraquiano após duro discurso continuísta de Maliki
Washington, 10 ago (EFE).- Os Estados Unidos expressaram neste domingo seu apoio ao recém eleito presidente do Iraque, o curdo Fouad Massoum, depois que o primeiro-ministro interino, Nouri al Maliki, anunciou sua intenção de querelar contra ele e de formar governo, apesar dos apelos de diversos setores para que abra passagem a outros candidatos de consenso.
“Os Estados Unidos apoiam plenamente o presidente Fouad Massoum em seu papel de fiador da Constituição iraquiana”, afirmou em comunicado a porta-voz adjunta do Departamento de Estado, Marie Harf.
“Reafirmamos nosso apoio a um processo de seleção de um primeiro-ministro que possa representar as aspirações do povo iraquiano mediante a construção de um consenso nacional”, acrescentou.
Além disso, a porta-voz disse que o governo americano “rejeita qualquer esforço para conseguir resultados através da coação ou da manipulação do processo constitucional ou judicial”, em uma clara alusão às tentativas de reeleição de Maliki.
O parlamento iraquiano adiou neste domingo uma nova sessão na qual devia escolher o novo primeiro-ministro, por causa das diferenças irreconciliáveis entre os diferentes grupos.
Neste sentido, e como já veio insistindo nos últimos meses, os EUA reiteraram que “apoiam um governo novo e inclusivo” no país, em particular na luta contra o grupo terrorista do Estado Islâmico (EI).
Maliki acusou Massoum de ter esgotado com pleno conhecimento o prazo constitucional que tem para pedir ao líder do maior bloco parlamentar a formação de um Executivo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.