EUA aprovam venda de quantidades limitadas de petróleo ao México

  • Por Agencia EFE
  • 14/08/2015 22h59
  • BlueSky

Washington, 14 ago (EFE).- Os Estados Unidos aprovaram a venda de quantidades limitadas de petróleo cru ao México por parte de empresas americanas, apesar de uma proibição em vigor há quatro décadas, segundo publicou o jornal “The New York Times” nesta sexta-feira.

O governo do presidente Barack Obama concedeu uma permissão temporária a várias petroleiras para exportar uma quantidade limitada de petróleo ao México e compensar assim o excesso de produção do país, o que levou à queda dos lucros.

O nome das empresas que receberam a permissão e a quantidade de petróleo que será exportada não foram revelados.

A decisão do departamento de Comércio americano representa uma exceção temporária à proibição na exportação de petróleo em vigor nos EUA e que se remete à crise internacional do petróleo de meados dos anos 70, quando os boicotes em nível global puseram em xeque a economia do país.

Nos últimos meses, congressistas tanto republicanos como democratas pertencentes aos estados nos quais a indústria petroleira é mais forte, como Texas, Alasca e Dakota do Norte, se mostraram a favor de suavizar e inclusive eliminar essa proibição.

A suspensão temporária da proibição em relação ao México (já existe uma exceção ao Canadá) não requer a aprovação do Congresso, já que casos como esse estão contemplados no texto original da lei.

Entre janeiro e maio de 2015, a indústria do petróleo do Texas, o maior produtor do país, perdeu 26,4 mil vagas, o que equivale a quase 10% da força de trabalho do setor no estado.

O Petróleo Intermediário do Texas (WTI, leve) subiu 0,54% nesta sexta-feira e fechou em US$ 42,50 o barril, seu nível mais baixo desde março de 2009. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.