EUA bombardeiam norte do Iraque para conter grupo extremista
Os Estados Unidos bombardearam norte do Iraque, perto da cidade de Irbil, para conter o avanço do grupo extremista estado islâmico. As bombas, despejadas de um caça F/A-18, atingiram unidade de artilharia do grupo jihadista que têm conquistado territórios na Síria e no Iraque.
Os Estados Unidos dizem que objetivo é defender cidadãos americanos que vivem no local e evitar o genocídio de minorias étnicas e religiosas. Em entrevista a Fernando Zamith, a professora de Relações Internacionais da Unifesp, Cristina Pecequilo, explicou o surgimento do grupo radical.
*Ouça os detalhes no áudio
O professor Reginaldo Nasser, da PUC de São Paulo, lembrou que os Estados Unidos estão constantemente se envolvendo em ações no mundo árabe. De acordo com o docente de Relações Internacionais, essas intervenções não têm como objetivo a reconstrução dessas regiões.
É a primeira vez que há um ataque americano desde que as tropas deixaram o país, em 2011. O presidente norte-americano, Barack Obama, declarou que não irá enviar soldados para combater no solo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.