EUA cancelam relações militares com a Tailândia após golpe de estado

  • Por Agencia EFE
  • 24/05/2014 15h34
  • BlueSky

Washington, 24 mai (EFE).- O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou neste sábado o cancelamento de seus exercícios conjuntos com as Forças Armadas Reais da Tailândia por causa do golpe de Estado dado pelo exército do país asiático há poucos dias.

“Como deixamos claro, é importante que as Forças Armadas Reais da Tailândia terminem este golpe e restaurem tanto os princípios como o processo democrático para o povo tailandês, assim como um caminho claro para eleições”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em comunicado.

“Embora desfrutemos de uma longa e produtiva relação militar com a Tailândia, nossos próprios princípios democráticos e a lei dos EUA requerem que reconsideremos a ajuda militar e os compromissos”, acrescentou.

“Vamos seguir revisando os compromissos adicionais que sejam necessários até o momento em que os eventos na Tailândia já não o exijam”, acrescentou Kirby na nota.

A junta militar da Tailândia dissolveu hoje o Senado e afastou de suas funções três altos cargos com responsabilidades em segurança considerados próximos à corrente política do governo deposto e seu líder, Thaksin Shinawatra.

Nas últimas horas a junta militar também derrogou a Constituição e criou um novo governo formado por generais que pretende realizar reformas políticas e econômicas sem que por enquanto tenha posto um prazo para devolver o poder a um Executivo civil. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.