EUA classificam de “positivo e produtivo” diálogo com Cuba sobre relações
Havana, 22 jan (EFE).- A secretária dos Estados Unidos para a América Latina, Roberta Jacobson, disse nesta quinta-feira em Havana que o diálogo sustentado hoje com Cuba sobre o restabelecimento das relações foi “positivo e produtivo”, mas alertou que a normalização completa de vínculos será um processo “muito longo”.
“O restabelecimento de relações (diplomáticas) e de abrir embaixadas é só uma parte do processo mais amplo de normalizar relações”, afirmou Jacobson em uma declaração perante os meios de comunicação.
Jacobson, que é a funcionária americana de maior categoria que visita a ilha em décadas, destacou que neste primeiro contato se tratou em “termos reais e concretos os passos requeridos para o restabelecimento de relações diplomáticas” e a abertura de embaixadas, mas não se fixaram datas para o estabelecimento dessas legações.
“Nossos esforços para normalizar as relações vão ser um processo extenso que vai além do estabelecimento de relações diplomáticas ou a abertura de uma embaixada. Hoje, tomamos passos adicionais rumo a esta nova direção”, comentou.
A secretária do Departamento de Estado para a América Latina declarou que não existe “uma lista ou um modelo a seguir” para o restabelecimento de relações diplomáticas, um processo que em sua opinião pode ser “longo e complexo”, com uma “ampla gama” de temas que deverão ser tratados para completar a normalização bilateral.
“São assuntos complexos e refletem as profundas diferenças que existem entre nossos países e vão seguir sendo debatidos”, completou.
Jacobson esclareceu que tanto Washington como Havana foram “muito claros” em que a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e sobre Relações Consulares será o instrumento que guiará estes novos vínculos e a reabertura de embaixadas.
Além disso, acrescentou que embora não exista ainda uma data precisa para a abertura, se está trabalhando “da melhor maneira possível e de mais rápida” para concretizá-la.
Jacobson fez estas declarações ao término do primeiro encontro entre ambos países sobre os passos a dar na normalização de suas relações diplomáticas. As conversas prosseguirão ainda nesta tarde para abordar áreas de interesse mútuo nas quais possam ampliar sua cooperação bilateral. EFE
arj/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.