EUA completam segunda operação de ajuda aérea a refugiados no norte do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 09/08/2014 01h22

Washington, 8 ago (EFE).- Os Estados Unidos completaram nesta sexta-feira a segunda operação de lançamento de ajuda humanitária para os milhares de refugiados isolados no monte Sinjar, no norte do Iraque, devido à ofensiva dos jihadistas do Estado Islâmico (EI), informou o Pentágono.

Assim como na primeira missão, realizada na quinta-feira, os aviões militares de carga lançaram sobre os refugiados comida e água potável, nesta ocasião para quase 30 mil pessoas, segundo o comunicado.

Os aviões, um C-17 e dois C-130, foram escoltados por dois caças F/A-18 do porta-aviões USS George H.W. Bush, que se encontra nas águas do Golfo Pérsico.

O destino da entrega, concluída com “sucesso”, são os cerca de 200 mil pessoas, a maioria curdos yazidis e cristãos, que se encontram isolados no monte Sinjar e com necessidade urgente de água, comida, abrigo e remédios.

A operação faz parte da autorização dada na quinta-feira pelo presidente americano, Barack Obama, para realizar bombardeios “específicos” contra posições dos jihadistas perto de Erbil, a capital do curdistão, e proteger os refugiados de um potencial “massacre”.

Obama autorizou que entregas com a de hoje continuem sempre que for necessário, informou a Casa Branca.

Além disso, os EUA começaram seus bombardeios nesta sexta-feira com duas rodadas de ataques aéreos, sobre posições dos milicianos jihadistas nas proximidades de Erbil, cidade que conta com funcionários e militares americanos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.