EUA concedem primeiras licenças para serviço de balsas de passageiros a Cuba
Washington, 5 mai (EFE).- Os Estados Unidos emitiram “licenças específicas” para o serviço comercial de balsas de passageiros entre EUA e Cuba, informou o Departamento do Tesouro à Agência Efe nesta terça-feira, o que abre a porta para o início das operações entre a Flórida e a ilha caribenha.
“O Escritório de Controle de Ativos Financeiros (OFAC) emitiu licenças específicas para o serviço de ferry de passageiros, mas não podemos dar detalhes adicionais sobre quantas e nem para quem”, explicou Hagar Chemali, porta-voz da OFAC, à Efe.
A medida faz parte do processo de normalização das relações entre EUA e Cuba, e permite o estabelecimento das primeiras rotas marítimas comerciais de passageiros entre os dois países em mais de 50 anos.
No entanto, a porta-voz do Tesouro explicou que “não existe uma licença geral autorizando o serviço de ferry de passageiros entre EUA e Cuba. As licenças específicas serão emitidas caso a caso”.
O Tesouro não deu os nomes das companhias que receberam as licenças, mas o jornal “Orlando Sentinel” revelou que são Havana Ferry Partners, com sede em Fort Lauderdale; e Baja Ferries, radicada no México.
“Estou muito emocionado porque isto é um evento histórico nas relações entre EUA e Cuba”, disse ao jornal Leonard Moecklin Sr., gerente da Havana Ferry, após receber o sinal verde do governo americano.
De acordo com o “Orlando Sentinel”, estas empresas tinham solicitado as licenças há vários anos, e pelo menos outras cinco companhias também já haviam pedido autorizações semelhantes. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.