EUA confirma libertação de dois reféns no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 20/09/2015 20h01

Washington, 20 set (EFE).- O governo dos Estados Unidos confirmou neste domingo a libertação de dois cidadãos americanos retidos no Iêmen pelos rebeldes houthis desde o começo do ano, com a ajuda do governo de Omã, indicou a Casa Branca.

“Damos as boas-vindas à libertação de dois cidadãos americanos que estiveram detidos no Iêmen desde o começo do ano. Como informamos às suas famílias, estas pessoas saíram do Iêmen e já chegaram a Omã”, disse Ned Price, porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca.

Os libertados são Scott Darden, de 45 anos, funcionário de uma empresa de logística, e Sam Farran, de 54 anos, assessor de segurança, de acordo com o jornal “Washington Post”.

Price ressaltou que o governo do presidente americano Barack Obama trabalhou de maneira “incansável” com seus parceiros internacionais desde que soube do sequestro, e agradeceu especialmente o papel do sultão de Omã, Qabus bin Said Al Said.

O Iêmen atravessa uma grave crise após a tomada da capital, Sana, pelos milicianos houthis, há um ano, o que motivou a fuga do presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi, refugiado na Arábia Saudita, país que lidera uma coalizão que, desde março, bombardeia posições dos rebeldes.

As últimas conversas de paz, realizadas em junho em Genebra, acabaram sem resultados, e as tréguas humanitárias estipuladas até o momento têm sido sistematicamente violadas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.