EUA confirmam restabelecimento diplomático com Cuba e reabertura de embaixada
Havana, 20 jul (EFE).- A já Embaixada dos Estados Unidos em Cuba, antes Escritório de Interesses, confirmou nesta segunda-feira sua reabertura e o restabelecimento de relações diplomáticas bilaterais em comunicado divulgado em Havana.
“Em concordância com o anúncio feito em 1 de julho pelo presidente Barack Obama, hoje os Estados Unidos e Cuba restabeleceram as relações diplomáticas”, indica o comunicado emitido pela “Embaixada de Estados Unidos da América. Havana, Cuba”, segundo figura na nota.
O Escritório de Interesses dos Estados Unidos, acrescenta, “se transformou oficialmente na Embaixada dos Estados Unidos em Havana e continuará com suas funções diplomáticas desde sua sede no Malecón, sob a liderança”, a partir de hoje, do encarregado de negócios ad interim Jeffery DeLaurentis.
Sem precisar datas concretas, a Embaixada americana confirma também que o secretário de Estado, John Kerry, “viajará para Cuba entre junho e setembro para celebrar a reabertura” da sede diplomática em Havana “e içar a bandeira americana”.
“Nas próximas semanas, serão oferecidos mais detalhes sobre a cerimônia de abertura”, acrescenta o comunicado.
Cuba e Estados Unidos, inimistados durante mais de meio século após o triunfo da Revolução castrista, inauguram hoje uma nova era com o restabelecimento de suas relações diplomáticas, quebradas em 1961, e a reabertura de suas embaixadas em Havana e Washington.
Desde esta segunda-feira é formalmente efetiva essa restauração diplomática e com isso as até agora seções de interesses de ambos países se transformam em embaixadas, o que culmina na primeira fase do histórico degelo anunciado há sete meses, em 17 de dezembro de 2014, pelos presidentes Barack Obama e Raúl Castro.
Nesta mesma segunda-feira, a bandeira de Cuba voltará a ondear em sua sede diplomática de Washington, com uma cerimônia solene que será liderada pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez, e na qual participarão mais de 500 convidados.
Essa cerimônia será transmitida ao vivo na ilha através da televisão estatal cubana. EFE
sam-rmo/ff
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.