EUA consideram “positivas e produtivas” conversas com Venezuela

  • Por Agencia EFE
  • 27/05/2015 20h07
  • BlueSky

Washington, 27 mai (EFE).- O governo dos Estados Unidos qualificou nesta quarta-feira de “positivas e produtivas” as conversas mantidas com a Venezuela nas últimas semanas, e espera que elas continuem.

As declarações foram feitas após as reuniões entre o presidente venezuelano Nicolás Maduro e o conselheiro do Departamento de Estado Thomas Shannon. “Estas conversas foram positivas e produtivas. E continuarão”, disse Jeff Rathke, diretor do Escritório de Imprensa do Departamento de Estado em sua entrevista coletiva diária.

Rathke indicou que Shannon foi convidado por Maduro no início de abril para ir a Caracas, e após a Cúpula das Américas realizada no Panamá retornou de novo à capital venezuelana para outro encontro.

“Tiveram (Maduro e Shannon) outra conversa em 12 de maio, há apenas duas semanas”, acrescentou o funcionário americano.

Rathke evitou comentar as declarações de Maduro de ontem, quando o presidente venezuelano afirmou que alcançou um diálogo com os EUA que “vai bem”.

No entanto Maduro disse esperar que este diálogo não fosse sabotado por “terroristas venezuelanos ou pela extrema-direita dos Estados Unidos”.

A tensão entre Estados Unidos e Venezuela, sem embaixadores desde 2010, aumentou notavelmente por causa do decreto assinado em março pelo presidente americano, Barack Obama, que declarou a Venezuela uma “ameaça” para a segurança nacional dos EUA e estabeleceu sanções contra um grupo de funcionários venezuelanos por violações dos direitos humanos.

Em 21 de abril a secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson, disse que os Estados Unidos estão “abertos a considerar” o pedido da Venezuela de aceitar como embaixador em Washington o atual encarregado de negócios venezuelano, Maximilian Arveláez, como um gesto para diminuir a tensão nas relações entre os dois países. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.