EUA criticam comentários “ofensivos” de Abbas sobre Israel em discurso na ONU

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2014 00h55
  • BlueSky

Nações Unidas, 26 set (EFE).- O governo dos Estados Unidos criticou nesta sexta-feira os comentários “ofensivos” feitos pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, em seu discurso perante a Assembleia Geral da ONU, e assegurou que são “contraproducentes” para o desbloqueio do processo de paz.

“O discurso de hoje do presidente Abbas incluiu descrições ofensivas que são profundamente decepcionantes e que rejeitamos”, disse à Agência Efe a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.

“Esses comentários provocativos são contraproducentes e minam os esforços para criar uma atmosfera positiva e restaurar a confiança entre as partes”, acrescentou.

Psaki não detalhou a que comentários se referia, mas, durante seu discurso de hoje, Abbas se referiu várias vezes a Israel como “Estado ocupador racista” e definiu seu papel na recente crise de Gaza como um “crime genocida”.

“Em nome da Palestina, afirmo que não esqueceremos nem perdoaremos, nem permitiremos que os criminosos de guerra escapem de seu castigo”, declarou o presidente da ANP.

Abbas também assegurou que a “ocupação israelense” da Palestina “constitui (…) uma desagregável forma de terrorismo e um caldo de cultivo para a incitação, a tensão e o ódio”.

O líder palestino pediu à ONU que o Conselho de Segurança aprove uma resolução que exija a Israel a retirada dos territórios palestinos ocupados, como passo prévio a um reatamento das negociações de paz. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.