EUA divulgam imagens de supostos sistemas militares russos na Ucrânia
Washington, 14 fev (EFE).- O governo dos Estados Unidos divulgou neste sábado imagens captadas por satélite que, segundo informou, demonstram a presença no leste da Ucrânia de sistemas de artilharia e defesa aérea enviados pela Rússia aos rebeldes separatistas.
As imagens, em preto e branco, foram divulgadas através do Twitter pelo embaixador americano na Ucrânia, Geoffrey Pyatt, que insistiu que o governo do presidente Barack Obama está “certo” de que todo esse armamento pertence à Rússia e não aos separatistas.
Ontem, a porta-voz do Departamento de Estado americano, Jen Psaki, acusou à Rússia de continuar enviando “grandes quantidades” de armas pesadas e sistemas de defesa aérea para o entorno da cidade da cidade ucraniana de Debaltseve.
“As unidades russas ao longo da fronteira com a Ucrânia estão se preparando para fazer uma grande entrega de provisões às forças pró-Rússia que lutam no leste da Ucrânia”, disse a porta-voz.
Segundo o comando ucraniano, durante todo o dia de hoje a artilharia dos separatistas está atuando nos bairros de Debaltseve e seus arredores, que são, há várias semanas, palco de sangrentos combates. Os pró-Rússia garantem que nesse setor mantêm mais de 6 mil militares ucranianos, número que que o Ministério da Defesa da Ucrânia negou.
A intensificação dos combates acontece a poucas horas para o início da vigência do cessar-fogo, marcado para a meia-noite (20h em Brasília), estipulado na quinta-feira pelos líderes da Ucrânia, Rússia, Alemanha e França na cúpula de Minsk.
O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, afirmou hoje que Kiev que espera que a sensatez se imponha e que o cessar-fogo seja cumprido estipulado.
Nesta semana, Obama enfatizou sua preferência por conseguir uma solução diplomática ao conflito na Ucrânia. Porém, caso não aconteça, avaliará várias opções, entre elas a entrega de armamento ao governo de Kiev. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.