EUA dizem ter indícios de uso de químico industrial tóxico na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 21/04/2014 16h44
  • BlueSky

Washington, 21 abr (EFE).- Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira ter indícios do uso militar de um químico tóxico industrial, “provavelmente cloro”, na cidade síria de Kafr Zita, controlada por forças opositoras ao regime do presidente Bashar al-Assad.

“Temos indícios do uso de um químico industrial tóxico, provavelmente cloro, na Síria neste mês na cidade de Kafr Zita dominada pela oposição”, disse hoje a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, em resposta aos relatórios publicados durante os últimos dias.

Ela indicou, durante sua entrevista coletiva diária, que os Estados Unidos “estão investigando as alegações que o governo (da Síria) foi responsável”. A porta-voz insistiu em não querer especular sobre o ocorrido até que apareçam provas mais determinantes.

“Não quero entrar em muitos detalhes. Provavelmente é cloro, mas ainda estamos buscando dados específicos”, afirmou Jen.

O cloro não está na lista de químicos que o país se comprometeu a erradicar como parte do acordo para a destruição de seu arsenal químico e as plantas de produção realizadas no marco das Nações Unidas em setembro do ano passado.

“Ainda estamos na fase preliminar. Ainda estamos vendo de que químico se trata”, afirmou ela, que acrescentou que não se trata, entretanto, de um dos químicos prioritários.

A porta-voz explicou que o Comitê Executivo da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) será o responsável por determinar se ocorreu violação do acordo para a destruição de armas químicas sírias. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.