EUA e Coreia do Sul fazem ensaio militar contra possível ataque norte-coreano

  • Por Agencia EFE
  • 17/08/2015 01h19
Líder norte-coreano Kim Jong-un durante manobra militar de artilharia de mulheres em Kangwon EFE Líder norte-coreano Kim Jong-un durante manobra militar de artilharia de mulheres em Kangwon

Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira um de seus maiores exercícios conjuntos de defesa em território sul-coreano, em um ambiente marcado pela tensão e as ameaças da vizinha Coreia do Norte.

As manobras Ulchi Freedom Guardian (UFG) se prolongarão durante 12 dias e contam com a participação de cerca de 80 mil soldados sul-coreanos e americanos, informou à Agência Efe um porta-voz das Forças dos EUA enviadas para a Coreia do Sul (USFK).

O UFG é o maior exercício militar computadorizado do mundo e é destinado a coordenar a defesa da Coreia do Sul e dos EUA perante um hipotético ataque do regime de Kim Jong-un.

A Coreia do Norte pediu aos dois países para cancelar as manobras, que considera um ensaio de invasão de seu território, e ameaçou com uma “forte ação de resposta militar” em caso de sua exigência não for atendida.

Especialistas acreditam que o Exército Popular norte-coreano poderia realizar nos próximos dias testes com mísseis como resposta às manobras UFG.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.