EUA e União Europeia começam quarta rodada de negociação de acordo comercial

  • Por Agencia EFE
  • 10/03/2014 03h23

Bruxelas, 10 mar (EFE).- A Comissão Europeia (CE) e os Estados Unidos começaram nesta segunda-feira a quarta rodada de negociações, que vai até sexta-feira, para a conclusão do maior acordo de livre-comércio do mundo.

Bruxelas e Washington começaram em julho de 2013 as negociações para chegar a um ambicioso e complexo acordo de livre- comércio e investimentos (TTIP), possivelmente em meados de 2015.

“Será uma rodada de negociação completa, em que haverá discussões globais sobre todos os aspectos que incluirá do tratado”, explicaram as fontes comunitárias, desde o comércio dos serviços, as licitações públicas, as regras de origem, as barreiras técnicas ao comércio, a agricultura, as alfândegas ou a facilitação comercial.

As mesmas fontes indicaram que “haverá reuniões muito intensas de agora até a pausa das férias de verão”.

O objetivo é fechar o acordo até meados de 2015 e dar assim um forte impulso às economias e à criação de emprego, pois o pacto fará de ambos os territórios a maior zona de livre-comércio do mundo com 50% da atividade econômica mundial.

Segundo dados europeus, o futuro TTIP poderia fornecer um lucro de até US$ 700 anuais a cada família da UE e aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) comunitário em 0,5% ao ano.

Para chegar até esse ponto as partes deverão negociar com “intensidade” os conteúdos, entre eles o de acesso aos mercados, que “para a UE tem que ser global e incluir os investimentos, os serviços e as licitações públicas”, disseram as fontes.

As conversas pela frente serão “complexas e complicadas. Será passo a passo. São difíceis porque as duas partes têm interesses econômicos muito fortes”, e já anteciparam que “haverá momentos difíceis e duros”.

No término desta quarta rodada de conversas, os negociadores de ambas partes, Ignacio García Bercero pela CE, e Dan Mullaney, pelos EUA, falarão dos resultados em entrevista coletiva programada para sexta-feira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.