EUA efetuam novo ataque aéreo nos arredores da represa de Mossul

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2014 17h03

Washington, 23 ago (EFE).- As forças militares dos Estados Unidos realizaram neste sábado um novo ataque aéreo seletivo contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) nos arredores da represa de Mossul, no norte do Iraque, dentro da campanha anunciada no início deste mês pelo presidente Barack Obama.

O Comando Central dos EUA informou em comunicado do ataque, no qual um avião de combate “destruiu um veículo do EI” nas imediações da estratégica represa de Mossul, o mesmo lugar onde as forças americanas efetuaram na sexta-feira outros três bombardeios contra posições jihadistas.

Desde o último dia 8 de agosto, o Comando Central realizou um total de 94 ataques aéreos em todo Iraque. Entre eles, 61 foram em apoio das forças iraquianas perto da represa de Mossul, segundo o comunicado.

O Comando Central ressaltou que o ataque de hoje aconteceu sob a operação americana “para apoiar as forças de segurança iraquianas e curdas, assim como para proteger infraestruturas fundamentais, além do pessoal e das instalações americanos, e apoiar esforços humanitários”.

O Iraque é cenário de um conflito armado com tinturas sectárias desde junho, quando insurgentes sunitas liderados pelo EI lançaram uma ofensiva na metade norte do país.

O EI efetuou rápidas conquistas e no final desse mês declarou um califado islâmico nos territórios da Síria e da Iraque sob seu controle. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.