EUA enviam 20 militares à RCA para apoiar reabertura da embaixada
Washington, 11 set (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, comunicou nesta quinta-feira ao Congresso o envio de 20 militares com destino a Bangui, capital da República Centro-Africana (RCA), para “apoiar o reatamento das atividades da embaixada americana”.
“Estas forças foram desdobradas junto com os responsáveis pela segurança diplomática do Departamento de Estado com o objetivo de proteger os empregados e as instalações da embaixada americana”, afirmou Obama em carta enviada aos presidentes da Câmara dos Representantes e do Senado.
O presidente acrescentou que “estes militares serão mantidos na República Centro-Africana até que sejam substituídos por um destacamento maior da Guarda de Segurança do Corpo dos Fuzileiros Navais e dos responsáveis pela segurança do Departamento de Estado quando a situação permitir”.
Os Estados Unidos decidiram fechar temporariamente sua embaixada na República Centro-Africana em dezembro de 2012 e solicitou o retorno do embaixador e de todos os funcionários diplomáticos por conta da instabilidade no país africano pelos enfrentamentos entre a coalizão muçulmana Séléka e a milícia cristã Anti-Balaka.
Ambas as partes alcançaram no final de julho um acordo para pôr fim às hostilidades no pequeno país centro-africano e deter assim um espiral de violência que causou milhares de mortes e deixou mais de um milhão de deslocados desde março de 2013. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.