EUA enviarão equipe à Ucrânia para determinar causas acidente de avião
Washington, 17 jul (EFE).- Os Estados Unidos enviarão uma equipe à Ucrânia para “determinar o que aconteceu” com o avião comercial da Malaysa Airlines que caiu no leste da Ucrânia, anunciou nesta quinta-feira o vice-presidente americano, Joe Biden.
Biden ligou hoje para o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e ofereceu ajuda para elucidar as causas do acidente do avião com 295 pessoas a bordo.
Poroshenko aceitou a ajuda e os Estados Unidos enviarão em breve uma equipepara a Ucrânia “para determinar que aconteceu”, afirmou Biden em discurso em Detroit (Michigan).
O vice-presidente lamentou o “trágico fato que aconteceu na fronteira ucraniana” com a Rússia.
O presidente americano, Barack Obama, também garantiu hoje que seu governo está em contato com o ucraniano e oferecerá “toda a assistência que puder para ajudar a determinar o que ocorreu e porquê”.
O governo americano não se pronunciou ainda sobre as possíveis causas, e só disse que a “prioridade” é determinar se havia americanos a bordo do avião da Malaysia Airlines, afirmou Obama.
Poroshenko, por sua vez, afirmou que o ocorrido não é “um incidente nem é uma catástrofe, mas um ato terrorista”, informou seu chefe de imprensa, Sviatoslav Tsegolko.
O Boeing-777 da Malaysia Airlines, que fazia a rota de Amsterdã a Kuala Lumpur, caiu na região oriental de Donetsk, cenário de combates entre as forças do governo da Ucrânia e os rebeldes pró-russos.
Logo após o acidente, o governo ucraniano e os rebeldes pró-russos se acusaram mutuamente pela derrubada do aparelho. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.